sexta-feira, 19 de abril de 2013
«MANUELA»
//////////////// O «Manuela» -um cargueiro com 4 472 toneladas de arqueação bruta e com 125,27 metros de comprimento por 16.76 metros de boca- foi construído em 1934 nos estaleiros da firma Newport News Shipbuildind & Cº, na Virginia. Equipado com um sistema propulsivo a vapor, este navio mercante -patencente à frota do armador Bull AH Steamship & Co. de Nova Iorque- podia atingir a velocidade máxima de 13 nós. A 25 de Junho de 1942, navegava de San Juan de Porto Rico para o continente, quando foi surpreendido ao largo do cabo Lookout (na costa da Carolina do Norte) pelo submarino alemão «U-404»; que o alvejou com vários torpedos e o afundou. O «Manuela», que integrara, por razões de segurança, um comboio de 11 navios, carregava, nessa sua derradeira viagem, 100 000 sacas de açúcar. Que se perderam, naturalmente, no naufrágio do navio, assim como 2 membros da sua tripulação de 23 homens, que morreram esfacelados pelas explosões dos projécteis do submersível inimigo. Apesar de ter sido atingido irremediavelmente, o «Manuela» só soçobrou no dia que se seguiu ao ataque, facto que permitiu a intervenção de uma equipa de inspecção; que, surpreendentemente, ainda pôde salvar um marinheiro com fracturas múltiplas, e cujo estado de mobilidade impedira de seguir os seus colegas nos botes salva-vidas. Os restos do «Manuela» (que levava a bordo 1 pequena peça de artilharia, servida por 6 elementos da Guarda Naval) repousam a cerca de 50 metros de profundidade e são, ainda hoje, visíveis e visitados por mergulhadores desportivos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário