segunda-feira, 16 de maio de 2011

«MURMANSK»


Cruzador da antiga armada soviética pertencente à classe ‘Sverdlov’. Deslocava 16 640 toneladas (em plena carga) e media 210 metros de comprimento por 22 metros de boca. O seu calado era de 6,90 metros. O sistema propulsor deste cruzador desenvolvia 110 000 cv, força que lhe permitia atingir a velocidade máxima de 32,5 nós e lhe concedia uma autonomia de 9 000 milhas náuticas, com andamento estabilizado a 18 nós. Estava razoavelmente blindado (100 mm na cintura longitudinal e 150 mm na torre de comando) e, do seu armamento, constavam 12 peças de 152 mm, distribuídas por quatro reparos triplos, 32 AA de 37 mm e 10 tubos lança-torpedos de 533 mm. Construído em meados da década de 50 pelos estaleiros navais de Severodvinsk, o cruzador «Murmansk» serviu na denominada Frota do Norte até, presumivelmente, fins dos anos 80. Em 1994, o navio foi vendido a um sucateiro indiano, que deveria proceder ao seu desmantelamento. Mas, durante a viagem, uma tempestade arremessou o navio contra as costas do norte da Noruega e fê-lo encalhar -na véspera de Natal de 1994- junto à localidade de Sorvaer, no condado de Finnmark. Depois do natural temor de que a carcaça do navio estrangeiro pudesse emitir radioactividade e substâncias nocivas, os naturais da região acabaram por fazer dos restos do «Murmansk» uma das principais atracções turísticas daquela região isolada da Europa setentrional.

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