O
«Frontenac» foi o primeiro navio a vapor a sulcar as águas dos Grandes Lagos
americano-canadianos. Foi construído em Ernesttown, nas proximidades de Bath
(Ontário) no ano de 1816. A
sua realização ficou a dever-se a técnicos dos Estados Unidos, contratados,
para o efeito, por um consórcio de investidores canadianos, quase todos eles estabelecidos
na cidade de Kingston. O «Frontenac» era uma embarcação com cerca de 700
toneladas de arqueação bruta e com 51,80 metros de comprimento por 9,10 metros de boca. O
seu calado era de 3,50
metros . Este histórico navio estava equipado com 1
máquina a vapor Boulton & Watt de 50 cv de potência (importada de
Inglaterra), que o propulsava a uma velocidade superior a 10 quilómetros por
hora. O «Frontenac» iniciou a sua carreira comercial em 1817, numa linha
regular que ligou Kingston (a primeira capital do Canadá sob tutela britânica)
à localidade de Niagara-on-the-Lake. O seu comando foi entregue ao
experimentado capitão James McKenzie. Segundo se disse, o «Frontenac», que
custou 15 000 libras
-quantia muito importante para o tempo- nunca foi rentável. Até pelo facto de
operar numa região ainda pouco povoada do Canadá. Assim, com oito anos de vida,
em 1824, o vapor foi vendido por umas irrisórias 1 550 libras aos irmãos
John e Robert Hamilton, que o conservaram e o exploraram comercialmente durante
dois anos mais. Depois disso e na impossibilidade de manterem um negócio
ruinoso, esses seus últimos proprietários venderam-no para a sucata. O
«Frontenac» foi rebocado em 1827 para um lugar do rio Niagara, onde um
incendiário o queimou. A perda foi total. Curiosidade : o nome deste navio evocava
o do conde de Frontenac, grande figura da História do Canadá, que -em finais do
século XVII- foi, por duas vezes, governador da chamada Nova França; mas lembra
e faz referência, também, a um dos condados da província do Ontário.
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