domingo, 19 de julho de 2015

«BLACK PRINCE»

Este 'Príncipe Negro' -nome que lhe foi dado para homenagear o primogénito do rei Eduardo III- era um navio da chamada classe 'Dido' melhorada. Também referida por classe 'Bellona'. Cruzador ligeiro da armada britânica, foi construído em Belfast (Irlanda do Norte), pelos estaleiros Harland & Wolff.  Entrou ao serviço no dia 20 de Novembro de 1943. Deslocava 7 200 toneladas em plena carga e media 156 metros de longitude por 15,40 metros de boca. O seu sistema propulsivo desenvolvia uma força de 62 000 shp, o que lhe permitia navegar a uma velocidade máxima que ultrapassava os 32 nós. Na sua configuração original (alterada em 1945), o «Black Prince» estava armado com 8 canhões de 133 mm. 6 torres duplas de 20 mm para tiro AA, 6 peças de 40 mm e com tubos lança-torpedos de 533 mm. Esteve empenhado em vários e importantes combates da 2ª Guerra Mundial, nomeadamente no Árctico (quando escoltou comboios de navios para a Rússia), no desembarque da Normandia (apoio às tropas terrestres empenhadas no assalto à praia de Utah Beach), no Mediterrâneo (reconquista da ilha de Creta, por exemplo), no Índico e no Pacífico onde chegou em Janeiro de 1945. Após a rendição do Japão, este navio foi transferido para a armada neo-zelandesa. Em 1946-1947, o «Black Prince» devia submeter-se a grandes trabalhos de modernização; que foram abandonados, em parte, por causa de uma série de motins, que, curiosamente, contaram com a participação de alguns membros da sua equipagem. O cruzador passou à reserva e viveu um período de indefinições. Até que, em 1955 foi desarmado. Em 1961 foi adquirido (como ferro-velho) por um sucateiro de Osaca -proprietário da empresa Mitsui & Company- que o mandou rebocar até ao Japão e procedeu ali à sua demolição.

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