domingo, 7 de junho de 2015

«ALMIRANTE LEVERGER»

Incorporado na armada do Brasil em Maio de 2014, o «Almirante Leverger» (G16) tem nela o estatuto oficial de Navio de Transporte Fluvial. Mas, na realidade, este navio é muito mais do que isso, já que a sua missão consiste, para além do transporte fluvial militar (tem capacidade para receber 130 soldados equipados da chamada Força de Emprego Rápido), no apoio sanitário às populações da sua área de acção (Mato Grosso do sul), na realização de levantamentos cartográficos e hidrográficos, prevenção da poluição hídrica, patrulhamento da região do Pantanal, etc. As autoridades militares compraram esta antiga plataforma turística (denominada «Albatroz») à Empresa Arara Pantaneira e transformaram-na para servir na Flotilha do Mato Grosso, onde ela é agora um dos seus 10 meios operacionais. Não encontrei informação sobre o estaleiro que construiu o navio em apreço, nem sobre a data do seu lançamento à água. Como também não pude angariar dados sobre a natureza do seu casco e das suas superestruturas. O «Almirante Leverger» desloca 286 toneladas em plena carga e mede 44 metros de longitude por 10 metros de boca. O seu calado é de, apenas, 1,10 metro. Tem um raio de acção de 1 800 milhas náuticas e a sua velocidade de serviço é de 12 km/hora. Tem capacidade para utilizar um helicóptero ligeiro. Entre o seu moderno equipamento, estão 2 ecobatímetros, adequados para executar operações em águas rasas e um posicionador de satélite capaz de obter e corrigir a posição real do navio.

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