quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

«WATERWITCH»

Veleiro de bandeira britânica. Foi construído em 1871 (como brigue) pelo estaleiro de Thomas Meadus, em Poole, cidade da costa sul de Inglaterra. Em 1885, foi transformado em 'barquentine', tipo de embarcação que nós designaríamos por lugre-patacho. Apresentava 207 toneladas de arqueação bruta e media 34,14 metros de comprimento por 8,79 metros de boca. O «Waterwintch» foi o último cargueiro da sua classe a manter registo num porto inglês. Passou o essencial da sua vida activa (38 dos seus 46 anos) a transportar carvão, entre a costa leste da maior das ilhas britânicas e os portos de Portsmouth e do norte de França; missão que cumpriu com uma impressionante regularidade e pontualidade. Isso, apesar de ter tido uma existência aventurosa, que incluiu encalhes, abalroamentos e até uma tentativa de torpedeamento por parte de um submarino alemão da Grande Guerra. Em 1939, este elegante veleiro foi vendido a um armador da Estónia, que o (re)baptizou com o nome de «Veeneid» e o utilizou, sobretudo, no mar Báltico. Parece que esteve activo até 1944, ano em que se terá afundado (em consequência de violenta tempestade) na baía de Hara, na costa norte da Estónia.

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