quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

«WAMPANOAG»

Fragata de propulsão mista (vela/vapor) da marinha federal norte-americana. Foi o primeiro navio dessa armada e desse tipo a usar um hélice. O «Wampanoag» (cujo nome lembrava um povo ameríndio da costa leste da América do norte) foi construído nos estaleiros New York Navy Yard em 1864, em reacção aos raides perpetrados no Atlântico pelos corsários da Confederação dos Estados Sulistas, nomeadamente pelo «Alabama». Era um navio que deslocava 4 283 toneladas (em plena carga) e que apresentava as seguintes características físicas : 108 metros de comprimento; 13,77 metros de boca; 5,80 metros de calado. Dispunha de 3 mastros -equipados com velame redondo e latino- e de 4 chaminés que evacuavam os fumos produzidos pela combustão do carvão utilizado pelas suas máquinas. Esses dois sistemas de propulsão permitiam-lhe atingir velocidades da ordem dos 18 nós. Do seu armamento constavam 7 peças de artilharia de diferentes calibres. Navio inovador e polémico, o «Wampanoag» teve a sua construção atrasada. De tal modo, que só foi (após demorados testes) incluído nos efectivos na armada federal mais de dois anos após o fim da Guerra Civil. Integrado na Frota do Atlântico Norte, esta fragata chegou a hastear a flâmula de navio-almirante dessa força naval. Contestado por muitos e influentes oficiais superiores da 'USS Navy', o navio em apreço foi precipitadamente retirado do serviço operacional e -com o novo nome de «Florida»- foi adaptado a unidade de recepção e armazenamento. Nessa qualidade, esteve estacionado na base naval de New London (no Connecticut) até Fevereiro de 1885; ano em que foi vendido a um sucateiro e desmantelado.

Sem comentários:

Enviar um comentário