terça-feira, 2 de setembro de 2014
«RANGITATA»
Paquete de bandeira britânica, pertencente à armadora New Zealand Shipping Company; que, desde a sua fundação em 1873 e durante décadas, assegurou o transporte de passageiros e mercadorias entre Londres e Wellington, via canal do Panamá. Este navio (que tinha dois gémeos : o «Rangitiki» e o «Rangitane») foi construído em 1929, nos estaleiros John Brown & Co., de Clydebank (Escócia). Especializou-se no transporte de emigrantes para os 'dominions' da Oceânia. Mas, quando rebentou a Segunda Guerra Mundial, o «Rangitata» foi requisitado pelas autoridades militares e serviu -entre 1940 e 1945- como transporte de tropas. Nessa época, a sua capacidade passou a ser de 2 600 militares e as necessidades levaram-no até regiões por ele nunca antes navegadas como o Mediterrâneo e mares do Próximo-Oriente . Também esteve envolvido em missões humanitárias, transportando refugiados, especialmente, crianças. Em Novembro de 1940, quando integrava o comboio HX48, foi atacado por navios da marinha nazi (entre os quais se encontrava o couraçado de bolso «Admiral Scheer») e atingido por um torpedo; que não lhe causou estragos de monta. Regressou à vida civil em 1949 (depois de ter recebido importantes trabalhos de restauro e de ter mudado todo o seu sistema propulsivo) e à sua linha de origem, transportando novos contingentes de emigrantes, fugidos ao caos que reinava na Europa do pós-guerra. A sua carreira terminou em 1962, ano em que foi desmantelado. O «Rangitata» era um navio com 16 737 toneladas de arqueação bruta, que media 168,55 metros de comprimento por 21,41 metros e boca. As suas primeiras máquinas diesel desenvolviam uma potência de 9 300 bhp, que lhe permitiam navegar à velocidade máxima de 15 nós. Depois do seu restauro em 1949, essa potência passou a ser de 15 000 bhp e a sua velocidade aumentou para 16 nós.
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