domingo, 13 de abril de 2014

«NIOBE»

A «Niobe» não era propriamente falando um navio. Mas, isso sim, uma bateria flutuante de defesa antiaérea. A sua história começou a 15 de Maio de 1940, aquando da invasão dos Países-Baixos pelas tropas hitlerianas. Nesse dia, forças nazis apoderaram-se de um velho e desclassificado cruzador-couraçado de nome «Gelderland». Um navio da classe 'Holland', construído em 1899. Durante três longos anos, os germânicos procederam à sua transformação, até que, já em 1944, os trabalhos foram dados como concluídos. Ainda nesse ano, a plataforma de defesa antiaérea foi encaminhada para o porto de Kotka, na Finlândia, afim de assegurar a defesa de um troço da costa desse país, aliado do regime de Adolf Hitler. A «Niobe» estava, então, artilhada com 8 peças de 105 mm, com 4 de 40 mm e com 16 outras de 20 mm, o que fazia dela uma temível fortaleza flutuante do dispositivo de defesa contra aeronaves. Aeronaves soviéticaas, naturalmente, visto a proximidade das fronteiras russo-finlandesas. Apesar de eriçada de poderosos canhões, esta bateria flutuante não pôde resistir a um assalto da aviação moscovita, que -no dia 16 de Julho desse mesmo ano de 1944- a afundou sem remissão. Afirmou a propaganda nazi da época, que a «Niobe» só sucumbiu, depois de ter derrubado 9 aviões inimigos.O que até pode ser verdade, quando se imagina a concentração de armas antiaéreas com que estava equipada. Já depois da guerra, em 1947, as autoridades finlandesas tomaram a iniciativa de reemergir a «Niobe». Cuja carcaça foi desmantelada 'in situ' no ano de 1953. As dimensões desta singular plataforma AA eram as seguintes : 100 metros de comprimento por 15,20 metros de largura máxima. Parece que a sua guarnição rondava os 300 homens.

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