segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
«SARPIK ITTUK»
Quando, em 1992, este navio de cruzeiros foi lançado ao mar pelos estaleiros navais Orskov, de Frederiksshavn (Dinamarca), media apenas 50 metros de longitude. Comprimento que foi alterado, para 73 metros, uns anos mais tarde (em 2000), o que lhe permite transportar agora cerca de 150 passageiros, em vez dos 96 iniciais. O «Sarpik Ittuk» foi concebido para o turismo de aventura e para operar -muito especialmente- nas águas frígidas da Groenlândia. A sua equipagem é enquadrada por oficiais de nacionalidade dinamarquesa, todos eles com grande experiência dos mares polares. Este navio é bastante confortável e oferece acomodações em 45 camarotes (todos com vista para o exterior) dispondo de instalações sanitárias privativas. Tem uma espaçosa sala de restaurante, no qual se propõem o tradicional bufete nórdico e a fórmula mais clássica do serviço de mesa. Tem bar, central de comunicações com Internet, clínica com médico, biblioteca especializada em livros de temática polar, etc. Está equipado com duas máquinas diesel, que desenvolvem uma potência global de 2 000 hp e lhe concedem uma velocidade da ordem dos 12 nós. O que é razoável em mares cobertos de gelo. O «Sarpik Ittuk» tem dois navios gémeos, construídos no mesmo estaleiro e destinados ao mesmo fim : o do turismo exótico, para uma clientela endinheirada que já se fartou de sol, de palmeiras e de areias douradas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário