quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

«MARIA PRECIOSA»


Lugre-motor de bandeira portuguesa, construído no ano de 1925 por mestre Manuel Bolais Mónica no estaleiro da Murraceira, Figueira da Foz. O seu comanditário e utilizador inicial foi a Sociedade de Pesca Amizade, Lda, da mesma cidade, que o baptizou com o nome de «São Paulo Primeiro». Somente em 1936, aquando da sua venda à empresa Mariano & Silva, Lda (igualmente da Figueira da Foz e também ela empenhada no negócio da pesca do bacalhau), é que este navio recebeu o seu derradeiro designativo de «Maria Preciosa». Este lugre tinha casco de madeira e três mastros. Apresentava uma arqueação bruta de 305,30 toneladas e tinha uma capacidade de transporte de 5 462 quintais de pescado. As suas dimensões eram as seguintes : 45,93 metros de comprimento fora a fora; 9,08 metros de boca; 4,01 metros de pontal. Estava equipado com uma máquina auxiliar Mak (de origem alemã) desenvolvendo uma potência de 220 bhp. A sua equipagem compreendia 48 membros, pescadores incluídos. Participou em inúmeras e sucessivas campanhas de pesca ao bacalhau nos sempre perigosos bancos da Terra Nova e da Groenlândia. E foi nos mares frígidos desta última ilha do Atlântico norte que o «Maria Preciosa» naufragou –durante a campanha de 1944- devido ao seu abalroamento com um gigantesco ‘iceberg’. As parcas informações que existem sobre este navio bacalhoeiro não nos permitiram averiguar a data exacta do seu naufrágio e saber se o dito afundamento causou vítimas.

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