Lugre-motor
de bandeira portuguesa, construído no ano de 1925 por mestre Manuel Bolais
Mónica no estaleiro da Murraceira, Figueira da Foz. O seu comanditário e
utilizador inicial foi a Sociedade de Pesca Amizade, Lda, da mesma cidade, que
o baptizou com o nome de «São Paulo Primeiro». Somente em 1936, aquando da sua
venda à empresa Mariano & Silva, Lda (igualmente da Figueira da Foz e
também ela empenhada no negócio da pesca do bacalhau), é que este navio recebeu
o seu derradeiro designativo de «Maria Preciosa». Este lugre tinha casco de
madeira e três mastros. Apresentava uma arqueação bruta de 305,30 toneladas e
tinha uma capacidade de transporte de 5 462 quintais de pescado. As suas
dimensões eram as seguintes : 45,93 metros de comprimento fora a fora; 9,08 metros de boca; 4,01 metros de pontal.
Estava equipado com uma máquina auxiliar Mak (de origem alemã) desenvolvendo
uma potência de 220 bhp. A sua equipagem compreendia 48 membros, pescadores
incluídos. Participou em inúmeras e sucessivas campanhas de pesca ao bacalhau
nos sempre perigosos bancos da Terra Nova e da Groenlândia. E foi nos mares frígidos
desta última ilha do Atlântico norte que o «Maria Preciosa» naufragou –durante
a campanha de 1944- devido ao seu abalroamento com um gigantesco ‘iceberg’. As
parcas informações que existem sobre este navio bacalhoeiro não nos permitiram
averiguar a data exacta do seu naufrágio e saber se o dito afundamento causou
vítimas.
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