segunda-feira, 24 de abril de 2017

«KERGUELEN»

Paquete francês construído em 1921 nos estaleiros ingleses da firma Swan, Hunter & Wigham Richardson, de Newcastle. Este navio, encomendado pela Compagnie de Navigation Sud-Atlantique, de Bordéus, chamou-se primitivamente «Meduana». Foi vendido, após 7 anos de uso (em 1928), ao armador Charcheurs Réunis, que lhe deu o novo nome de «Kerguelen» (em honra de Kerguelen de Trémarec, um ilustre navegador e explorador polar do século XVIII) e que o colocou na sua linha da América do Sul. A 6 de Agosto de 1940 -já com parte da França ocupada pelas tropas hitlerianas- este navio foi apresado pela 'Kriegsmarine' e adaptado ao transporte de tropas, com o intento de ser utilizado na projectada Operação Seelowe, a abortada tentativa de invasão da Grã-Bretanha. Em Novembro de 1941, foi transferido para a companhia Reederei F. Laeisz, com sede em Hamburdo, para uso civil. Foi esse seu novo armador que lhe deu o seu terceiro nome, a saber : «Winrich von Kniprode». Em Janeiro de 1945, a escassos quatro meses da derrota final da Alemanha, o navio em apreço ainda foi transformado em navio-hospital, para serviço na evacuação de combatentes feridos e/ou doentes da frente de leste. Em Março, o antigo «Kerguelen» sofreu danos durante um incidente de guerra e, em Novembro de 1945, já em tempo de paz, foi devolvido aos seus legítimos proprietários, a referida companhia Chargeurs Réunis. Posteriormente, foi afretado pelo governo francês, já com o referido nome de «Kerguelen», (navio com 10 123 toneladas de arqueação bruta e com 148 metros de comprimento por 18 metros de boca) para cumprir uma das suas derradeiras missões : transportar tropas para a Indochina, onde os naturais dessa vasta região do sudoeste asiático se haviam levantado de armas na mão contra o poder colonial de Paris. O navio foi desactivado em 1954 e enviado, em Fevereiro do ano seguinte, para Antuérpia (na Bélgica), onde o estaleiro dos irmãos Van Heyghen  procedeu ao seu desmantelamento.

6 comentários:

  1. Muito legal. Estou pesquisando sobre este navio que trouxe meu pai, dois irmãos e a minha avó em 1939. Quando eu tiver o material pronto, dividirei com vocês o encontrado.
    Marcus Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Olá Marcus Ferreira minha mãe e meus avós vieram neste navio e também querem ver se encontram alguém que veio na mesma viagem, se puder me passar quem são seus pais eu falo a minha mãe uma abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só vi o comentário hoje por acaso. Não me apareceu em notificações. Meu pai veio em maio de 1939. Você teve acesso aos documentos do navio? As listas de passageiros estão disponíveis online. Qualquer dúvida meu e-mail é marcusferreirarj@gmail.com

      Eliminar
    2. Bom dia, o senhor pode me dizer onde tem a lista dos passageiros? Meu bisavô, tcheco, saiu da França e veio para o Brasil em 1951. Eu tenho a ficha consular dele escrito KERGUELEN MODELO S.C. 139.

      Eliminar
    3. Oi! infelizmente a fonte que tenho só vai até 1948, mas tente neste mesmo site http://www.inci.org.br/acervodigital/passageiros.php?pesq=1&navio=Kerguelen&periodo_ano=&periodo_ano2=&dt_ano=&dt_mes=&dt_dia=&pagina=3

      Eliminar
    4. Procure também documentos dele em www.familysearch.org

      Eliminar