domingo, 17 de maio de 2015

«WARD»

Este navio -activo nos dois conflitos mundiais- usou o nome do comandante James H. Ward, que foi o primeiro oficial da armada dos Estados Unidos da América a morrer (em 1861) nos combates da Guerra de Secessão. Era um contratorpedeiro da classe 'Wickes', que se tornou famoso (entre outras coisas) pelo facto de ter sido construído no curto espaço de 17 dias ! O que constituiu um recorde absoluto para um navio da sua categoria. A proeza foi cometida pelo pessoal (técnicos e operários) da firma californiana Mare Island Navy Yard, que o lançou à água no dia 1º de Janeiro de 1918. Este navio, que usava o indicativo de amura DD-139, começou por cumprir missões de patrulhamento na costa do Pacífico, tendo, posteriormente, cruzado o canal do Panamá, transferindo-se para o Atlântico; onde, em 1919, deu apoio (sobretudo como auxiliar de navegação) aos hidros da 'USS Navy' NC-1, NC-3 E NC-4 nos seus raides intercontinentaiss. Em 1921 foi desclassificado. Mas, nos anos 30, com as ameaças de nova guerra, entrou, uma vez mais, ao serviço. No fatídico dia 7 de Dezembro de 1941, o «Ward» estava destacado na base de Pearl Harbour. Às 6 h 37, foi assinalada a presença de um submarino não-identificado nas proximidade da base naval. Detectado, este foi prontamente atacado pelo «Ward», que reivindicou a sua destruição. Os disparos feitos pela tripulação deste 'destroyer' americano foram, assim, os primeiros tiros a serem efectuados durante a chamada guerra do Pacífico. Contestado durante muitos anos, este episódio teve a sua confirmação em Agosto de 2002, quando uma equipa de mergulhadores-pesquisadores da Universidade do Hawai visitou a zona de combate registada pelo «Ward» e dali reemergiu um submarino de bolso nipónico da classe 'Ko-hyoteki'. O «Ward» participou em vários outros combates ocorridos na zona do Pacífico, nomeadamente nas ilhas Salomão e Filipinas. Foi afundado em 7 de Dezembro de 1944 (exactamente 3 anos depois do seu primeiro combate vitorioso) por um 'kamikase', ao largo de Ormoc Bay (Filipinas). O navio em apreço deslocava (aquando da sua primeira entrada em serviço) 1 247 toneladas e media 95,81 metros de comprimento por 9,42 metros de boca. Navegava (à velocidade máxima de 35 nós), graças à utilização de 2 poderosas turbinas a vapor e de 2 hélices. Do seu armamento principal constavam 4 canhões de 100 mm, 2 peças AA de 76 mm e 12 tubos lança-torpedos de 530 mm. A sua guarnição era composta por 231 homens.

1 comentário:

  1. Caro Amigo

    Iniciei há pouco tempo um blogue sobre "estórias" da História das Ilhas de Cabo Verde ( temas maritimos) tomo a liberdade de lhe perguntar se no seu imenso acervo, possui alguma tema sobre Cabo Verde que me possa facultar.

    Grato Pela atenção.

    Parabéns pelo seu excelente blog.

    Cumprimentos
    Artur Mendes

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