Barcaça fluvial do tipo 'keelboat' modificada pelo remoção do habitáculo central, que no caso do «Discovery» foi substituído, à popa, por uma camarinha rudimentar. Esta embarcação foi construída, em 1803, por um artesão de Pittsburgh. O seu comanditário foi o governo do presidente Jefferson (dos EUA), que a destinou a Lewis e Clark, os homens que empreenderam (na sequência da aquisição do território da Luisiana à França) uma arriscada expedição; que os levou de São Luís do Missouri até às costas do Pacífico. Com casco em madeira e equipada com 1 mastro envergando uma vela quadrangular, esta barcaça também estava provida de 20 remos individuais, que ajudavam na navegação contra a corrente. Deslocava 12 toneladas e media cerca de 17 metros de comprimento por 2,45 metros de boca e por 90 centímetros de calado. A acima referida camarinha, dita 'dos capitães' continha 2 beliches (destinados aos chefes da expedição), 1 escrivaninha, 1 banco e estantes para arrumar os seus livros e instrumentos científicos. Esta embarcação foi confiada ao capitão Meriwether Lewis no dia 31 de Agosto de 1803, que de imediato começou a descer o rio Ohio até à foz do rio Dubois, onde se lhe juntou o tenente William Clark. Depois de por ali terem estabelecido o seu acampamento de Inverno, onde deram formação aos seus subordinados, os expedicionários partiram para o Oeste a 14 de Maio do ano seguinte. A «Discovery» nevegou até Fort Mandan. Ali, devido ao seu 'forte' calado, interrompeu a viagem, sendo substituída por canoas e pirogas mais ligeiras e aptas à navegação em rios e ribeiros de fraco caudal. A «Discovery» recebeu ordens para vogar para São Luís do Missouri (cidade situada na confluência com o Mississippi), onde chegou sob o comando de um certo Warfington, cabo do exército dos Estados Unidos. Depois disso, não mais houve notícias dela.
domingo, 27 de março de 2016
«DISCOVERY»
Barcaça fluvial do tipo 'keelboat' modificada pelo remoção do habitáculo central, que no caso do «Discovery» foi substituído, à popa, por uma camarinha rudimentar. Esta embarcação foi construída, em 1803, por um artesão de Pittsburgh. O seu comanditário foi o governo do presidente Jefferson (dos EUA), que a destinou a Lewis e Clark, os homens que empreenderam (na sequência da aquisição do território da Luisiana à França) uma arriscada expedição; que os levou de São Luís do Missouri até às costas do Pacífico. Com casco em madeira e equipada com 1 mastro envergando uma vela quadrangular, esta barcaça também estava provida de 20 remos individuais, que ajudavam na navegação contra a corrente. Deslocava 12 toneladas e media cerca de 17 metros de comprimento por 2,45 metros de boca e por 90 centímetros de calado. A acima referida camarinha, dita 'dos capitães' continha 2 beliches (destinados aos chefes da expedição), 1 escrivaninha, 1 banco e estantes para arrumar os seus livros e instrumentos científicos. Esta embarcação foi confiada ao capitão Meriwether Lewis no dia 31 de Agosto de 1803, que de imediato começou a descer o rio Ohio até à foz do rio Dubois, onde se lhe juntou o tenente William Clark. Depois de por ali terem estabelecido o seu acampamento de Inverno, onde deram formação aos seus subordinados, os expedicionários partiram para o Oeste a 14 de Maio do ano seguinte. A «Discovery» nevegou até Fort Mandan. Ali, devido ao seu 'forte' calado, interrompeu a viagem, sendo substituída por canoas e pirogas mais ligeiras e aptas à navegação em rios e ribeiros de fraco caudal. A «Discovery» recebeu ordens para vogar para São Luís do Missouri (cidade situada na confluência com o Mississippi), onde chegou sob o comando de um certo Warfington, cabo do exército dos Estados Unidos. Depois disso, não mais houve notícias dela.
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