Navio de defesa costeira da marinha real norueguesa. Foi construído em Elswick (Inglaterra) no ano de 1897 e estava posto de lado -por incapacidade ao combate- quando os hitlerianos o capturaram, em 1940, e o reactivaram para resistir às tentativas de reconquista da Noruega por parte dos Aliados. Aquando do seu lançamento à água, o «Harald Haarfager» (nome do primeiro rei da Noruega modernamente unificada) deslocava 3 850 toneladas e media 92,66 metros de comprimento por 14,78 metros de boca. As suas máquinas a vapor desenvolviam 4 500 hp, potência que lhe permitia navegar a uma velocidade rondando os 17 nós. Tinha uma guarnição de 245 homens. Do seu armamento principal destacavam-se 2 canhões de 210 mm, 6 de 120 mm, 2 tubos lança-torpedos de 450 mm e várias armas (de menor calibre) de tiro rápido. Estava razoavelmente blindado, em particular na cinta envolvente (178 mm) e nas torres (203 mm). Após a sua captura, os alemães procederam a mudanças significativas no seu arsenal, substituindo o essencial da artilharia inicial por armamento antiaéreo : 6 canhões de 105 mm, 2 de 40 mm e 14 de 20 mm. Utilizado como bateria 'flak' -usando o novo nome de «Thetis»- este navio sobreviveu ao conflito e foi remetido às autoridades norueguesas após a derrota do nazismo. Ainda serviu algum tempo como navio-prisão de soldados alemães e como quartel flutuante. Em 1948, foi vendido para o ferro-velho e desmantelado. Nota : a fotografia anexada mostra o «Harald Haarfager», hasteando pavilhão norueguês, antes de 1930.
sábado, 21 de novembro de 2015
«HARALD HAARFAGER»
Navio de defesa costeira da marinha real norueguesa. Foi construído em Elswick (Inglaterra) no ano de 1897 e estava posto de lado -por incapacidade ao combate- quando os hitlerianos o capturaram, em 1940, e o reactivaram para resistir às tentativas de reconquista da Noruega por parte dos Aliados. Aquando do seu lançamento à água, o «Harald Haarfager» (nome do primeiro rei da Noruega modernamente unificada) deslocava 3 850 toneladas e media 92,66 metros de comprimento por 14,78 metros de boca. As suas máquinas a vapor desenvolviam 4 500 hp, potência que lhe permitia navegar a uma velocidade rondando os 17 nós. Tinha uma guarnição de 245 homens. Do seu armamento principal destacavam-se 2 canhões de 210 mm, 6 de 120 mm, 2 tubos lança-torpedos de 450 mm e várias armas (de menor calibre) de tiro rápido. Estava razoavelmente blindado, em particular na cinta envolvente (178 mm) e nas torres (203 mm). Após a sua captura, os alemães procederam a mudanças significativas no seu arsenal, substituindo o essencial da artilharia inicial por armamento antiaéreo : 6 canhões de 105 mm, 2 de 40 mm e 14 de 20 mm. Utilizado como bateria 'flak' -usando o novo nome de «Thetis»- este navio sobreviveu ao conflito e foi remetido às autoridades norueguesas após a derrota do nazismo. Ainda serviu algum tempo como navio-prisão de soldados alemães e como quartel flutuante. Em 1948, foi vendido para o ferro-velho e desmantelado. Nota : a fotografia anexada mostra o «Harald Haarfager», hasteando pavilhão norueguês, antes de 1930.
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