Paquete da frota Anchor Line. Foi construído em 1937 nos estaleiros escoceses da empresa Fairfield Govan, de Glásgua. O «Circassia» apresentava 11 170 toneladas de arqueação bruta e media 154 metros de comprimento por 20 metros de boca. Equipado com motores diesel e com 2 hélices, o «Circassia» podia navegar à velocidade de cruzeiro de 16,5 nós. Era o terceiro navio da Anchor a usar o seu nome. Registado no porto de Glásgua, estava preparado par receber 300 passageiros de 1ª classe e 80 de 3ª, na linha Reino Unido-Bombaim (Índia), pela via do canal de Suez. Reputado pelas comodidades oferecidas aos seus passageiros, o «Circassia» viu a sua carreira comercial interrompida nos anos 40 (do passado século, obviamente) por causa do 2º conflito mundial. Modificado para poder servir como transporte de tropas, este navio voltou à posse dos seus legítimos proprietários no pós-guerra (em 1947), depois de ter cumprido várias missões e carácter bélico, transportando militares e respectivo material de combate. Regressou, em 1948, às viagens habituais entre Glásgua (seu porto de registo) e Bombaim, com escalas intermediárias em portos do Mediterrâneo e do oceano Índico; e ali permaneceu até 1966, ano em que essa linha foi encerrada, após 110 anos de funcionamento. Foi também nesse ano, que o «Circassia» (então com quase 30 anos de bons serviços, mas já obsoleto) rumou a Alicante, no sul de Espanha, onde foi desmantelado.
sábado, 21 de novembro de 2015
«CIRCASSIA»
Paquete da frota Anchor Line. Foi construído em 1937 nos estaleiros escoceses da empresa Fairfield Govan, de Glásgua. O «Circassia» apresentava 11 170 toneladas de arqueação bruta e media 154 metros de comprimento por 20 metros de boca. Equipado com motores diesel e com 2 hélices, o «Circassia» podia navegar à velocidade de cruzeiro de 16,5 nós. Era o terceiro navio da Anchor a usar o seu nome. Registado no porto de Glásgua, estava preparado par receber 300 passageiros de 1ª classe e 80 de 3ª, na linha Reino Unido-Bombaim (Índia), pela via do canal de Suez. Reputado pelas comodidades oferecidas aos seus passageiros, o «Circassia» viu a sua carreira comercial interrompida nos anos 40 (do passado século, obviamente) por causa do 2º conflito mundial. Modificado para poder servir como transporte de tropas, este navio voltou à posse dos seus legítimos proprietários no pós-guerra (em 1947), depois de ter cumprido várias missões e carácter bélico, transportando militares e respectivo material de combate. Regressou, em 1948, às viagens habituais entre Glásgua (seu porto de registo) e Bombaim, com escalas intermediárias em portos do Mediterrâneo e do oceano Índico; e ali permaneceu até 1966, ano em que essa linha foi encerrada, após 110 anos de funcionamento. Foi também nesse ano, que o «Circassia» (então com quase 30 anos de bons serviços, mas já obsoleto) rumou a Alicante, no sul de Espanha, onde foi desmantelado.
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