Navio couraçado da marinha real helénica. Foi construído em 1889 nos estaleiros de Saint Nazaire, França. Deslocava 4 885 toneladas e media 102 metros de comprimento por 15,80 metros de boca. Apesar de estar equipado com 2 máquinas a vapor de tripla expansão -com 6 700 cv de potência global- este navio ainda dispunha (à data do seu lançamento ao mar) de um sistema vélico, assente em 3 mastros. Podia atingir 17 nós de velocidade máxima e tinha um raio de acção de 5 560 km com o andamento reduzido a metade das suas reais possibilidades. O «Hydra» estava, inicialmente, armado com 3 canhões de 274 mm e com 5 outros de 150 mm. Curioso é o facto das suas mais poderosas peças de artilharia estarem concentradas à vante, numa bateria rotativa de dois níveis de fogo. Com a sua guarnição de 400 homens, este navio participou na guerra greco-turca de 1897. Nesse mesmo ano, o «Hydra» entrou no estaleiro de la Seyne-sur-Mer (onde permaneceu até 1900) para se submeter a grandes trabalhos de modernização; que alteraram sensivelmente a sua silhueta e todo o seu equipamento. Esteve na guerra de 1912 contra os Turcos, e participou nas batalhas de Ellis e de Lemnos, tendo, no entanto, o seu contributo sido dos mais modestos, devido à sua vetustez. Em 1914, quando eclodiu, na Europa, o primeiro conflito generalizado, a Grécia tinha um rei germanófilo (Constantino I), que não seguiu a 'Entente' na guerra contra os Impérios Centrais. Mas, em 1916, durante o chamado Grande Cisma grego, a tripulação do «Hydra» decidiu juntar-se aos partidários de Venizelos, que contestavam a monarquia e convidavam os Gregos a juntarem-se aos Aliados. Sabe-se ainda sobre este navio (gémeo do «Spetsai» e do Psara») que serviu um tempo como escola de artilharia, antes de ser reformado e enviado para a sucata. Foi desmantelado nos anos 20 do século passado. Nota : a fotografia do «Hydra» que aqui se mostra foi tirada depois da sua modernização em 1900.domingo, 16 de agosto de 2015
«HYDRA»
Navio couraçado da marinha real helénica. Foi construído em 1889 nos estaleiros de Saint Nazaire, França. Deslocava 4 885 toneladas e media 102 metros de comprimento por 15,80 metros de boca. Apesar de estar equipado com 2 máquinas a vapor de tripla expansão -com 6 700 cv de potência global- este navio ainda dispunha (à data do seu lançamento ao mar) de um sistema vélico, assente em 3 mastros. Podia atingir 17 nós de velocidade máxima e tinha um raio de acção de 5 560 km com o andamento reduzido a metade das suas reais possibilidades. O «Hydra» estava, inicialmente, armado com 3 canhões de 274 mm e com 5 outros de 150 mm. Curioso é o facto das suas mais poderosas peças de artilharia estarem concentradas à vante, numa bateria rotativa de dois níveis de fogo. Com a sua guarnição de 400 homens, este navio participou na guerra greco-turca de 1897. Nesse mesmo ano, o «Hydra» entrou no estaleiro de la Seyne-sur-Mer (onde permaneceu até 1900) para se submeter a grandes trabalhos de modernização; que alteraram sensivelmente a sua silhueta e todo o seu equipamento. Esteve na guerra de 1912 contra os Turcos, e participou nas batalhas de Ellis e de Lemnos, tendo, no entanto, o seu contributo sido dos mais modestos, devido à sua vetustez. Em 1914, quando eclodiu, na Europa, o primeiro conflito generalizado, a Grécia tinha um rei germanófilo (Constantino I), que não seguiu a 'Entente' na guerra contra os Impérios Centrais. Mas, em 1916, durante o chamado Grande Cisma grego, a tripulação do «Hydra» decidiu juntar-se aos partidários de Venizelos, que contestavam a monarquia e convidavam os Gregos a juntarem-se aos Aliados. Sabe-se ainda sobre este navio (gémeo do «Spetsai» e do Psara») que serviu um tempo como escola de artilharia, antes de ser reformado e enviado para a sucata. Foi desmantelado nos anos 20 do século passado. Nota : a fotografia do «Hydra» que aqui se mostra foi tirada depois da sua modernização em 1900.
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