segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

«AFON ALAW»

Construído em 1891 nos estaleiros A. Stephens & Sons, de Glásgua (Escócia), o «Afon Alaw» era  uma barca de 4 mastros, com casco de aço; que pertenceu (até 1904) à frota da casa armadora Hughes Richard & Cº, com sede em Liverpool. A partir desse ano, navegou com o nome de «Storebror», arvorou bandeira norueguesa e a marca da companhia marítima Stray S.O.-Sven O. Stray, de Kristiansand. Era um navio (de transporte) com 2 049 toneladas de arqueação bruta, que media 86,70 metros de longitude por 12,50 metros de boca. O seu calado fixava-se na cota dos 7 metros. Exerceu a sua actividade em todos os oceanos do mundo. No dia 4 de Janeiro de 1918 (decorria, então a 1ª Guerra Mundial), navegava este veleiro em pleno Atlântico sul (numa viagem que começara -sem carga a bordo- no porto da Beira, Moçambique, e que deveria terminar em Montevideu, no Uruguai), quando foi interceptado pelo navio corsário «Wolfe», da Alemanha Imperial; que o afundou a tiros de canhão, depois do comandante deste cruzador auxiliar ter dado ordem de prisão aos noruegueses. O ex-«Afon Alaw» (nome de um rio do norte das ilhas britânicas) afundou-se ao largo da costa brasileira. Quanto ao seu agressor, prosseguiu o seu caminho de regresso à Alemanha, depois de ter cumprido uma missão de 451 longos dias, que custou às marinhas aliadas 35 navios mercantes e 2 vasos de guerra. Todos eles afundados ! Para além disso, o «Wolfe» chegou a Kiel (em Fevereiro de 1918) com 467 prisioneiros de guerra e com um carregamento de produtos (borracha, cobre, zinco, seda, copra, etc.) apreendidos ao inimigo.

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